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quarta-feira, 31 de março de 2021

Sobre As Sete Artes Liberais - Educação do Medievo

 Retomarei com as postagens nesse blog e  manterei ele como um acervo de minhas anotações acerca de meus estudos autodidatas. De início trarei de tema para essas primeiras anotações de 2021 as "7 Artes Liberais". O que são?



 Elas definem a metodologia de ensino organizada na Idade Média. Teve seu início em 800 d.C. durante o início do império de Carlos Magno.


As 7 Artes Liberais são compostas por dois agrupamentos, o Trivium (Gramática, Retórica, Dialética ou Lógica) e Quadivium (Aritmética, Geometria, Música e Astronomia). Sendo este primeiro o que estou a estudar e é o que darei foco nesta introdução.

"O trivium inclui aqueles aspectos das artes liberais pertinentes a mente, e o quadrivium, aqueles aspectos das artes liberais pertinentes a matéria." - Irmã Miriam Joseph.

 Naqueles tempos, o jovem aos 14 poderia dar início para seus estudos, após vencer os três caminhos de Trivium ele partiria para o quadrivium e finalizaria seus estudos. Chegando aos 20 anos, se pudesse e quisesse, poderia partir para a educação liberal superior, que, na época, se resumia a teologia, direito canônico e medicina, as faculdades das universidades do século XIII.

"A gramática é a ciência de falar sem erro. A dialética (lógica) é a disciplina aguda que distingue o verdadeiro e o falso. A retórica é a disciplina para persuadir sobre tudo o que for conveniente." - Hugo de São Vitor (1096 - 1141)



Algo que destaca bastante nessa metodologia é o simbolismo.

Como essas setes artes estão vinculadas a conhecimentos tradicionais, apresentam grandes simetrias com outros aspectos da estrutura da realidade, permitindo, por exemplo, a analogia com sentido simbólico dos planetas e astros, relacionando a retórica com Vênus; a gramática com a Lua; a lógica com Mercúrio; a aritmética com o Sol; a música com Marte; a geometria com Júpiter e a astronomia com Saturno. Além disto, simbolicamente, o sete representa "a graduação qualitativa do ser finito", isto é, um salto qualitativo, uma libertação, como um sétimo dia de criação que abre um mundo de possibilidades.

 O termo liberal empregado em "Sete Artes Liberais" refere-se ao conceito de liberdade atribuindo o sentido de um ensino libertador.



Naqueles séculos o ensino não era uma obrigação estatal - e sim de tradição - e ninguém imaginava usar este conhecimento como alavanca para forçar os ferrolhos do mercado de trabalho. Ao contrário de hoje em dia, que o sistema educacional se encontra massivo, uniformizado, automatizado e insensível às individualidades.

"O sistema de ensino não produz educação, porque está ocupado demais em produzir documentos." 


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